Telefone :

(19) 3516-5100

Endereço :

Rua Viscondessa de Campinas, 546 - Nova Campinas, Campinas - SP, 13092-135

OKR: o que essa sigla representa?

  • 29/04/2022
  • 2 min

O planejamento e a execução de estratégias empresariais são alguns dos principais desafios das corporações. No contexto atual que vivemos, em um ritmo acelerado, dinâmico e competitivo, ter uma estratégia bem consolidada é fundamental para o funcionamento de qualquer organização. 

A cada dia que passa, novos modelos inovadores de negócios surgem e diferentes métodos de gestão são criados para acompanhar esse cenário corporativo. 

Os Objectives and Key Results (OKR) foram criados pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, nos anos 90, e se tornaram mais conhecidos por terem dado suporte ao crescimento do Google, que passou de uma empresa de cerca de 40 pessoas em 1999, para um hub de mais de 85 mil funcionários atualmente, provando que essa metodologia pode ser utilizada por pequenas e grandes corporações. 

Nos OKRs temos dois principais componentes: 

– Objetivos (O): qualitativos, concisos e claros, que declaram a direção desejada pela empresa.

– Resultados-chave (KR): quantitativos e demonstram as metas com impacto quando o objetivo estabelecido é alcançado com sucesso. 

Enquanto os objetivos devam ser aspiracionais para estarem sempre na cabeça dos colaboradores, os key results são usados para indicar se o objetivo foi atingido até o final de período declarado. 

Eles são usados como uma ferramenta de gestão e comunicação muito eficaz, pois auxiliam na criação de foco e alinhamento do esforço de toda a equipe em torno de um objetivo desafiador.