Telefone :

(19) 3516-5100

Endereço :

Rua Viscondessa de Campinas, 546 - Nova Campinas, Campinas - SP, 13092-135

Já pensou em desenvolver projetos complexos em pouco tempo? Com Scrum você consegue!

  • 29/04/2022
  • 2 min

Proposta para executar projetos complexos em menos tempo e com o uso de menos recursos, a metodologia Scrum, em um primeiro momento, foi utilizada no desenvolvimento de softwares, mas a sua dinâmica permite a aplicação em diversas organizações, principalmente naquelas que desejam aprimorar os processos de gestão de projetos.

Scrum é um conjunto de boas práticas que costuma ser empregado no gerenciamento de projetos em que não se conhece todas as etapas ou necessidades.

Essa metodologia torna os processos mais simples e claros, pois mantém registros visíveis sobre o andamento de todas as etapas.

Além disso, o Scrum foca nos membros da equipe e os mantém sempre atualizados sobre a fase em que o projeto está, o que já foi concluído e o que ainda falta ser feito para a entrega.

Os projetos são finalizados em menos tempo, sem deixar de lado a qualidade.

Essa metodologia aplica ciclos rápidos, chamados sprints, nos quais há um tempo determinado para que as atividades sejam concluídas. 

O Scrum prioriza a criatividade e a fluidez nos processos, e segue princípios básicos:

– Flexibilidade dos resultados e prazos

– Times pequenos e dedicados (squads)

– Revisões constantes

– Colaboração e trabalho em equipe

Por possibilitar a correção de erros de maneira orgânica durante os sprints, o Scrum é considerado uma metodologia ágil, que foca na construção de modo colaborativo, através do trabalho de equipes multidisciplinares que possuem autonomia em suas ações individuais.