Manter uma marca competitiva no mundo atual, onde transformações rápidas e desafios constantes fazem parte do nosso dia a dia, exige mais do que apenas um bom produto ou serviço. O branding evoluiu e deixou de ser uma disciplina focada em identidade visual e passou a ser uma abordagem estratégica essencial que envolve todos os aspectos de uma organização.
Ana Couto, precursora do branding no Brasil, formada em Design pela PUC-Rio e especialista em Branding pela Kellogg School of Management, aponta em seu novo livro A (R)evolução do Branding, o que é fundamental para que marcas gerem impacto real, para as pessoas, para si mesmas e para o mundo.
Para criar uma marca que se destaca, é essencial entender o que está por trás de um branding sólido e duradouro.
Marcas que fazem a gestão rigorosa do intangível, com foco na criação de valor, são capazes de manter sua relevância e crescer em um cenário competitivo. Essa gestão vai muito além da estética: trata-se de definir propósito, valores e uma visão que guiem a atuação da empresa.
Não basta uma marca “estar presente” no mercado; é preciso se adaptar constantemente e demonstrar que a marca evolui junto com as pessoas, mostrando sua resistência ao tempo.
Uma marca é fortalecida pela sua capacidade de ser coerente entre o que é, faz e comunica. Esse alinhamento gera confiança, valor e uma conexão verdadeira com o público, que não se constrói apenas pela presença constante, mas pela relevância autêntica e significativa.
Para se destacar hoje, não basta ter um produto de qualidade ou gritar mais alto que os concorrentes. É preciso gerar impacto real, olhar o branding como um ecossistema que envolve diversos ângulos e relações. Marcas que entendem essa complexidade e constroem laços verdadeiros com as pessoas estarão sempre à frente, prontas para transformar desafios em novas oportunidades de conexão e valor.
Pós-vendas na retenção de clientes é um dos pilares mais estratégicos para garantir fidelização e crescimento sustentável para qualquer empresa.…
Leia maisMarketing sem dados é só opinião. Uma verdade cada vez mais incontestável, principalmente no cenário em que vivemos hoje. Empresas…
Leia maisA inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções, além de compreender e influenciar as…
Leia maisComo criar um ambiente que estimule a criatividade? Precisamos falar sobre cultura de inovação. Um conceito que compreende um conjunto…
Leia maisVoz autêntica da marca: como criar conexões reais por meio da comunicação? Atualmente, é possível enxergar um cenário completamente saturado…
Leia maisComo estruturar um processo eficiente de prospecção ativa para eventos e ativações de marca? A prospecção ativa é uma das…
Leia mais