Manter uma marca competitiva no mundo atual, onde transformações rápidas e desafios constantes fazem parte do nosso dia a dia, exige mais do que apenas um bom produto ou serviço. O branding evoluiu e deixou de ser uma disciplina focada em identidade visual e passou a ser uma abordagem estratégica essencial que envolve todos os aspectos de uma organização.
Ana Couto, precursora do branding no Brasil, formada em Design pela PUC-Rio e especialista em Branding pela Kellogg School of Management, aponta em seu novo livro A (R)evolução do Branding, o que é fundamental para que marcas gerem impacto real, para as pessoas, para si mesmas e para o mundo.
Para criar uma marca que se destaca, é essencial entender o que está por trás de um branding sólido e duradouro.
Marcas que fazem a gestão rigorosa do intangível, com foco na criação de valor, são capazes de manter sua relevância e crescer em um cenário competitivo. Essa gestão vai muito além da estética: trata-se de definir propósito, valores e uma visão que guiem a atuação da empresa.
Não basta uma marca “estar presente” no mercado; é preciso se adaptar constantemente e demonstrar que a marca evolui junto com as pessoas, mostrando sua resistência ao tempo.
Uma marca é fortalecida pela sua capacidade de ser coerente entre o que é, faz e comunica. Esse alinhamento gera confiança, valor e uma conexão verdadeira com o público, que não se constrói apenas pela presença constante, mas pela relevância autêntica e significativa.
Para se destacar hoje, não basta ter um produto de qualidade ou gritar mais alto que os concorrentes. É preciso gerar impacto real, olhar o branding como um ecossistema que envolve diversos ângulos e relações. Marcas que entendem essa complexidade e constroem laços verdadeiros com as pessoas estarão sempre à frente, prontas para transformar desafios em novas oportunidades de conexão e valor.
Grandes marcas muitas vezes quebram ou desaparecem por falta de adaptação. Onde estão gigantes como Kodak, Blockbuster, Yahoo e Atari,…
Leia maisVocê lembra do melhor site ou aplicativo em que já navegou? Provavelmente a sua experiência ao usá-lo, foi leve, fácil…
Leia maisFalhar é uma das partes mais importantes do caminho até o sucesso profissional. A maioria das grandes empresas mundiais já…
Leia maisSaber como se comunicar com o seu público-alvo é um passo importante no sucesso de qualquer negócio, mas, ao mesmo…
Leia maisVocê sabia que suas habilidades profissionais podem ser divididas entre aspectos técnicos e comportamentais? As soft skills, conjunto de qualidades…
Leia maisO uso de micro influenciadores é uma constante cada vez maior em campanhas de marketing digital nos mais variados segmentos.…
Leia mais