Branding Estratégico

Mensagem de marca e o valor de uma boa comunicação para conquistar mais clientes

  • Conteúdo por Caio Antonioli
  • Publicado em 17 de fevereiro
  • Tempo de leitura 6 min
Mensagem de marca e o valor de uma boa comunicação para conquistar mais clientes

Saber como se comunicar com o seu público-alvo é um passo importante no sucesso de qualquer negócio, mas, ao mesmo tempo, se mal executado, pode prejudicar a imagem, os produtos e o valor de toda a empresa.

Como superar esse desafio e transmitir valores de forma eficaz? A mensagem de marca é a melhor resposta!

Mensagem de marca e o valor de uma boa comunicação para conquistar mais clientes

Do que é feita uma marca?

A evolução da propaganda em meados do século XX começou a nos ensinar – e habituar – a inserir cada vez mais produtos em nosso cotidiano, seja em ambientes corporativos ou de lazer. O consumismo vivia o começo do seu auge que traria, entre outras coisas, marcas icônicas e que desde então ditam comportamentos sociais, geram desejos e criam filosofias de vida.

Mas, afinal, por que as marcas têm esse poder? Para entender de forma prática e efetiva, é preciso um olhar mais detalhado a outra pergunta tão importante: do que é, de fato, feita uma marca?

De forma técnica, marcas são compostas pela combinação de um logotipo, tipografias, paletas de cores, grafismos, nomes, entre outros elementos que criam identidade visual.

Mas o comportamento de quem compra, ou seja, o público-alvo, não é nada pautado pela técnica, mas sim por tudo aquilo que se deseja ou que se precisa. Então, pode-se dizer que marcas são feitas de identificação, de possibilidades de conquistas, de empoderamento, de liberdade e muitos outros atributos positivos que fazem as pessoas se conectarem e se expressarem.

E como elas fazem isso? Comunicando seus valores, sua forma de pensar, a inspiração que os levou a mudar o mundo – ou apenas a vida de seus consumidores – por meio de suas criações e seu posicionamento utilizando um conceito chamado mensagem de marca.

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Mensagem de marca é a forma como as empresas apresentam seus valores e propósito a seus consumidores.

O que é mensagem de marca

Mensagem de marca é a combinação entre proposta de valor, tom de voz e assinatura de marca (tagline) que cria a relação com o consumidor. Ou seja, o branding é fortalecido por meio de gatilhos autênticos, consistentes e que expressam seus principais ideais.

É com ela, por exemplo, que empresas com tendência a comportamentos sustentáveis divulgam, informam e apresentam suas atitudes e/ou soluções que podem reduzir os impactos ambientais.

A comunicação de marca é uma das grandes responsáveis para agregar valor a um negócio e, consequentemente, atrair, conquistar e reter clientes.

Outra boa demonstração de como a mensagem de marca impacta positivamente na atração e no desejo de consumo são os slogans, aquelas frases curtas, criativas e que ficam na memória para sempre.

O motivo do sucesso desses bordões não é à toa. É preciso conhecer profundamente seu público e ter uma boa leitura socioeconômica para criar algo que extrapole o âmbito comercial e se torne um ditado popular.

O papel da mensagem de marca é importante e fundamental para fincar a bandeira que uma empresa deseja mostrar.

Mensagem de marca: muito além de vender produtos

Uma das principais mudanças dos últimos anos na propaganda e no marketing foi o entendimento de que as pessoas dão mais valor a marcas que entendem suas necessidades e desenvolvem produtos baseados nisso. A relação “compre isso que você não precisa” é cada vez menor e tem cada vez menos espaço.

Mesmo se tratando de uma divulgação ou uma venda de um produto, a mensagem de marca nestes casos vai muito além. Ela traz representatividade, realismo, preocupação e identificação, transformando o que antes era uma relação artificial em um compromisso honesto.

Além disso, o brand messaging – como também é conhecida a mensagem de marca – se torna protagonista quando uma empresa deseja falar de tudo, menos sobre suas mercadorias.

Imagine uma campanha de uma grande marca de cosméticos que foca no empoderamento e na aceitação real da beleza, indo totalmente contra os padrões estabelecidos previamente.

Aqui, a mensagem é clara: estamos mostrando que acreditamos que não há nada mais incrível do que se sentir bonita(o) de forma natural. A conexão entre a marca e seu público é forte e nenhum produto foi apresentado.

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A mensagem de marca apresenta ideais, valores e conecta negócios com seu público-alvo.

Comunicar valor: uma mensagem valiosa

Comunicar valor já não é mais uma escolha, é uma necessidade. Isso porque mais de 80% dos brasileiros admitem que marcas que estão alinhadas com seus valores pessoais têm sua preferência de compra. Posicionamento, transparência e visão real do mundo atraem consumidores e criam hábitos recorrentes de compra.

E a melhor forma de entender o que é valioso para o seu público-alvo é mergulhando em seu universo, com pesquisas de mercado e análises de concorrência. Com isso, a mensagem de marca é muito mais assertiva e eficaz, utilizando linguagem específica, as “personas” adequadas e o tom correto.

A CriahCom, agência de comunicação do Hub Criah, é especialista em criar e aplicar mensagem de marca nos mais variados segmentos para manter seu negócio relevante no mercado e alinhado com o público-alvo.

Porque o grande trunfo da mensagem de marca é gerar conexões autênticas. Esse é o “segredo” valioso de empresas que comunicam valor e conquistam mais clientes.

Hub Criah: expandindo resultados por meio de mensagem de marca

Uma parceria estratégica é o ideal no momento de aplicar o brand messaging. Além de entender o seu público-alvo, é preciso aplicar e executar os melhores gatilhos de texto combinados com direção de arte eficaz para atingir o efeito desejado.

O Hub Criah oferece um universo de soluções que vão desde a criação do seu branding até a gestão de marca com estudos profundos de mercado e consumidores.

Vamos expandir seus resultados? Fale com a gente tenha um parceiro com mais de 20 anos de experiência no mercado.

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