Comunicação Estratégica

Voz autêntica da marca: como criar conexões reais e se destacar no mercado

  • Conteúdo por Tainá Carvalho
  • Publicado em 21 de abril
  • Tempo de leitura 5 min
Voz autêntica da marca: como criar conexões reais e se destacar no mercado

Voz autêntica da marca: como criar conexões reais por meio da comunicação?

Atualmente, é possível enxergar um cenário completamente saturado de informações, no qual grande parte das marcas realizam as mesmas ações e se comunicam da mesma maneira. O diferencial de uma marca não está apenas no que ela vende, mas em como ela se mostra e fala com o mundo. Por isso, ter uma voz autêntica é um passo estratégico fundamental para criar conexão real com o público, construir uma marca forte e memorável, e se destacar em meio a tantas outras.

Primeiro, o que é a voz da marca?

A voz de marca é a forma como uma empresa se expressa em todos os seus canais de comunicação (seja online ou offline). Envolve o tom de voz, a linguagem, os valores e a personalidade. Esse caminho, envolve muito mais do que apenas palavras bonitas ou slogans chamativos, é sobre saber transmitir consistência, autenticidade e propósito em cada uma das interações que se têm com o público.

Uma voz clara e bem definida ajuda o cliente a identificar e lembrar da marca, além de criar vínculos emocionais. É o que faz com que algumas marcas sejam lembradas por trazerem inspiração e por carregarem consigo fãs leais.

Conversar com o seu público assim como ele conversaria com alguém de sua rotina é o que faz com que você seja diferente de todas as outras empresas.

Tom de voz e identidade visual são a mesma coisa?

A resposta é não! Muitas marcas investem grande parte do seu capital em identidades visuais disruptivas, mas negligenciam o poder da voz, que também tem o poder de encantar e trazer o público para perto. Tom de voz é a forma como você se comunica, já a identidade visual é como você é visto, com relação à parte imagética da marca.

Apesar de não serem a mesma coisa, ambos precisam estar completamente alinhados para que a experiência do cliente seja coerente, envolvente e completa.

Uma identidade visual impactante, se acompanhada de uma comunicação genérica ou desalinhada, perde força. Por outro lado, uma voz autêntica e consistente potencializa o reconhecimento e a lembrança de marca.

Como definir a voz da marca?

  • Conheça seu público-alvo: antes de definir a voz, é preciso compreender com quem você está falando. Crie personas reais, baseadas em dados, analise seus clientes, e mergulhe nos hábitos, dores, necessidades, desejos e comportamentos do público;
  • Reveja o propósito da empresa: a voz precisa traduzir quem a marca é. Por isso, ela deve refletir com clareza os valores, o propósito e a cultura da empresa;
  • Escolha atributos de personalidade: como a sua marca se comporta? ela é mais descontraída ou institucional? Provocadora ou acolhedora? Escolha adjetivos que descrevam seu estilo e aplique isso na prática;
  • Estabeleça diretrizes claras de comunicação (e compartilhe com toda a empresa): um bom manual de tom de voz define o que a marca diz, o que não diz e como ela se adapta a diferentes canais sem perder sua essência. É importante que todo o time, mesmo quem não está na área de comunicação, saiba como a marca se comporta em diferentes situações;
  • Mantenha a coerência em todos os pontos de contato: desde e-mails e redes sociais até atendimento e campanhas, a voz precisa sempre estar presente e alinhada com as ações da empresa.

Qual a diferença entre a voz da marca, o posicionamento e o propósito?

Pode ser um pouco confuso lidar com todas as nomenclaturas, mas cada parte tem um papel essencial na construção de uma marca sólida. A voz não é o mesmo que posicionamento, mas está diretamente ligada a ele. Enquanto o posicionamento define o lugar que a marca ocupa na mente do consumidor, a voz é o meio pelo qual ela comunica esse posicionamento.

A proposta de valor, por sua vez, é a promessa que a marca faz, sendo assim, a voz é o tom com o qual essa promessa é entregue ao público. Quando há desalinhamento entre algum desses pontos, o cliente acaba se afastando, por não sentir confiança nas mensagens da marca.

Inspiração: algumas marcas que trabalham muito bem a sua voz!

  • Netflix: com uma voz leve, bem-humorada e próxima do público, a marca conseguiu transformar sua comunicação e apresentar entretenimento não apenas em seus produtos, mas também no dia a dia;
  • Natura: combina uma linguagem sensível, acolhedora e alinhada a causas sociais e ambientais, refletindo os valores intrínsecos ao DNA da marca;
  • Nike: quem nunca conheceu um fã de tênis da Nike? Há anos, a empresa mantém posicionamentos fortes e sólidos, que arrastam milhões de fãs para suas vitrines e e-commerces.

A voz da sua marca é mais do que um diferencial, ela é uma necessidade estratégica. Marcas com voz autêntica são mais lembradas, respeitadas e amadas. São aquelas que sabem quem são, com quem falam e como querem ser vistas. O público se conecta com marcas que os representem, que transmitam segurança e confiabilidade.

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