Atualmente, é possível enxergar um cenário completamente saturado de informações, no qual grande parte das marcas realizam as mesmas ações e se comunicam da mesma maneira. O diferencial de uma marca não está apenas no que ela vende, mas em como ela se mostra e fala com o mundo. Por isso, ter uma voz autêntica é um passo estratégico fundamental para criar conexão real com o público, construir uma marca forte e memorável, e se destacar em meio a tantas outras.
A voz de marca é a forma como uma empresa se expressa em todos os seus canais de comunicação (seja online ou offline). Envolve o tom de voz, a linguagem, os valores e a personalidade. Esse caminho, envolve muito mais do que apenas palavras bonitas ou slogans chamativos, é sobre saber transmitir consistência, autenticidade e propósito em cada uma das interações que se têm com o público.
Uma voz clara e bem definida ajuda o cliente a identificar e lembrar da marca, além de criar vínculos emocionais. É o que faz com que algumas marcas sejam lembradas por trazerem inspiração e por carregarem consigo fãs leais.
Conversar com o seu público assim como ele conversaria com alguém de sua rotina é o que faz com que você seja diferente de todas as outras empresas.
A resposta é não! Muitas marcas investem grande parte do seu capital em identidades visuais disruptivas, mas negligenciam o poder da voz, que também tem o poder de encantar e trazer o público para perto. Tom de voz é a forma como você se comunica, já a identidade visual é como você é visto, com relação à parte imagética da marca.
Apesar de não serem a mesma coisa, ambos precisam estar completamente alinhados para que a experiência do cliente seja coerente, envolvente e completa.
Uma identidade visual impactante, se acompanhada de uma comunicação genérica ou desalinhada, perde força. Por outro lado, uma voz autêntica e consistente potencializa o reconhecimento e a lembrança de marca.
Pode ser um pouco confuso lidar com todas as nomenclaturas, mas cada parte tem um papel essencial na construção de uma marca sólida. A voz não é o mesmo que posicionamento, mas está diretamente ligada a ele. Enquanto o posicionamento define o lugar que a marca ocupa na mente do consumidor, a voz é o meio pelo qual ela comunica esse posicionamento.
A proposta de valor, por sua vez, é a promessa que a marca faz, sendo assim, a voz é o tom com o qual essa promessa é entregue ao público. Quando há desalinhamento entre algum desses pontos, o cliente acaba se afastando, por não sentir confiança nas mensagens da marca.
A voz da sua marca é mais do que um diferencial, ela é uma necessidade estratégica. Marcas com voz autêntica são mais lembradas, respeitadas e amadas. São aquelas que sabem quem são, com quem falam e como querem ser vistas. O público se conecta com marcas que os representem, que transmitam segurança e confiabilidade.
No Hub Criah, você consegue encontrar profissionais com expertise para adicionar ainda mais estratégia à sua marca e à voz que se conecta com o público.
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