O comportamento do consumidor está em constante evolução, impulsionado por mudanças sociais, tecnológicas, ambientais e econômicas que os rodeiam diariamente. Empresas que desejam manter-se competitivas precisam estar atentas a essas transformações e adaptar suas estratégias para atender às novas demandas existentes no mercado. É extremamente importante que negócios que busquem longevidade e crescimento estejam sempre realizando adequações que se enquadrem à rotina de quem as consome para que, dessa forma, sejam sempre lembradas como top of mind dos consumidores.
Organizações renomadas, como WGSN, Mintel, Euromonitor e Nielsen fornecem insights valiosos sobre essas mudanças a nível mundial. Neste artigo, são exploradas algumas das principais tendências de consumo do futuro e como as empresas podem se preparar para elas hoje mesmo.
As pessoas estão cada vez mais conscientes e exigentes, especialmente no que tange sua saúde, o que consomem e como vivem o dia a dia. De acordo com a Nielsen, 73% dos consumidores globais preferem marcas que adotam práticas sustentáveis para confiarem e investirem. Além disso, relatórios da Euromonitor indicam que fatores como minimalismo, economia circular e transparência são mais valorizados no momento da decisão de compra.
A sustentabilidade não é mais um diferencial, e sim uma exigência do mercado atual. As empresas que adotam práticas sustentáveis, desde a escolha de matérias-primas até o descarte responsável de produtos, conquistam a confiança do consumidor e fortalecem sua reputação.
Além disso, iniciativas como embalagens ecológicas, programas de reciclagem, serviços de entrega sustentáveis e compensação de carbono ficam mais comuns de se encontrar. De acordo com um estudo da Mintel, marcas que comunicam suas iniciativas ecológicas de forma transparente têm maior aceitação do público.
Inclusive, por ser uma exigência do público, o processo de sustentabilidade dos negócios precisa ser planejado e estruturado para que toda a empresa realize práticas relacionadas ao tema. Não há mais a aceitação de ideias simples e ineficazes.
O mercado de segunda mão está crescendo rapidamente no mundo inteiro. Segundo dados da ThredUp, o setor deve atingir US$ 350 bilhões até 2027, crescendo três vezes mais rápido que o número de vendas de vestuário em geral. Esse crescimento reflete a mudança na mentalidade dos consumidores, que buscam alternativas mais acessíveis e sustentáveis, como brechós e marketplaces de produtos usados. Empresas que adotam modelos de negócios baseados na economia circular, como aluguel e reutilização de produtos, estão se destacando no mercado.
Ainda, um passo muito importante nessa direção se dá com o conceito de upcycling, o processo de utilização de subprodutos na criação de novos. Por exemplo, tênis e sandálias, cujas solas são feitas a partir da borracha de pneus descartados.
A tecnologia caminha lado a lado à evolução do consumo. Soluções como Internet das Coisas (IoT), Blockchain e a própria Inteligência Artificial garantem mais transparência e segurança nas transações, além de oferecerem experiências personalizadas aos clientes.
O público consumidor procura se enxergar, se reconhecer em cada passo da produção realizada por uma empresa. Existe, atualmente, uma constante busca por produtos que transmitam identidade e personalidade. Segundo um estudo da WGSN, 80% dos consumidores esperam algum nível de personalização ao interagir com marcas.
O Blockchain permite rastrear a origem e o percurso de produtos, garantindo autenticidade, ética e transparência à cadeia de suprimentos. Já a IoT (Internet das Coisas) possibilita a criação de experiências mais imersivas, personalizadas e interativas, como assistentes de compra inteligentes e dispositivos conectados que recomendam produtos com base nos hábitos de consumo do usuário.
Segundo a Euromonitor, a adoção dessas tecnologias tem o poder de aumentar a fidelização do cliente, otimizar processos logísticos e trazer ainda mais agilidade à rotina de compra.
Para acompanhar essas transformações, as empresas devem adotar estratégias inteligentes e centradas no consumidor. Algumas práticas recomendadas incluem:
O futuro do consumo já está sendo moldado hoje. Empresas que se antecipam às tendências e se adaptam às novas expectativas dos consumidores garantem sua relevância e competitividade no mercado.
O Hub Criah conta com áreas que podem auxiliar desde o campo estratégico até a entrega final do produto e das campanhas que chegarão ao público-alvo. Quanto mais você entende seu consumidor, suas necessidades, sua rotina e seus anseios, mais você cresce no mundo dos negócios. Entre em contato e comece já!
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o dia a dia da Criah? Acompanhe as redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do mundo corporativo e revisite o blog para ler mais conteúdos sobre ideias, criatividade, pessoas e negócios.
No mundo dos negócios, lançar um novo produto ou serviço sem validação pode ser um grande risco, tanto financeiro quanto…
Leia maisGrandes marcas muitas vezes quebram ou desaparecem por falta de adaptação. Onde estão gigantes como Kodak, Blockbuster, Yahoo e Atari,…
Leia maisVocê lembra do melhor site ou aplicativo em que já navegou? Provavelmente a sua experiência ao usá-lo, foi leve, fácil…
Leia maisFalhar é uma das partes mais importantes do caminho até o sucesso profissional. A maioria das grandes empresas mundiais já…
Leia maisSaber como se comunicar com o seu público-alvo é um passo importante no sucesso de qualquer negócio, mas, ao mesmo…
Leia maisVocê sabia que suas habilidades profissionais podem ser divididas entre aspectos técnicos e comportamentais? As soft skills, conjunto de qualidades…
Leia mais