Você já se pegou assistindo a um vídeo, lendo um texto ou até mesmo ouvindo uma história que te prendeu desde o primeiro segundo? Aquele tipo de conteúdo hipnotizante, envolvente, que reteve sua atenção logo no inicio, com o qual você se identificou. Esse é o poder do Storytelling.
Em um mundo onde somos constantemente bombardeados com informações e a fusão entre os mundos físico e digital se aproxima cada vez mais, o que realmente se destaca são as histórias bem contadas. Elas vão além do produto ou serviço e nos conectam a algo mais profundo, criando experiências marcantes que ficam na memória.
Storytelling é a habilidade de transmitir uma mensagem, utilizando não apenas palavras, mas também recursos visuais e sonoros, tudo isso através de uma narrativa envolvente. Mais do que relatar fatos, o Storytelling nos permite dar vida aos detalhes e criar uma conexão emocional entre a marca e o público. A partir do momento em que uma história ressoa no leitor ou espectador, ela passa a fazer parte do seu universo e, muitas vezes, o motiva a agir, compartilhar ou se identificar com a mensagem.
Como Construir uma Narrativa de Impacto
Construir um bom Storytelling envolve alguns elementos essenciais, como conhecer o público, definir a mensagem principal e encontrar um gancho emocional. Eis alguns passos para estruturar uma narrativa cativante:
Uma das técnicas mais eficazes do Storytelling é a Jornada do Herói, um conceito amplamente estudado pelo mitólogo Joseph Campbell. Esse modelo divide a história em 12 etapas que passam por uma experiência de transformação:
A Jornada do Herói é muito mais do que uma sequência de eventos – ela reflete a transformação que o público deseja para si mesmo e cria uma identificação profunda com os desafios e conquistas do personagem.
Para aplicar a técnica da Jornada do Herói no Inbound Marketing, uma narrativa deve guiar o público-alvo em uma trajetória de identificação e transformação, de forma a construir um relacionamento progressivo com a marca.
Na fase de Descoberta, o conteúdo visa conectar-se com o público mais frio, abordando desafios e necessidades que promovem empatia e reconhecimento.
À medida que o lead avança para a Consideração, a estratégia muda para encantá-lo, revelando as soluções da marca e seus diferenciais.
No estágio de Validação, focado na conversão, o conteúdo é aprofundado para sustentar a confiança e fortalecer o valor da oferta.
Com a Transformação, o cliente entra em um ciclo de experiência e fidelização: na Impressão, ele vivencia o valor da marca e pode receber conteúdos exclusivos.
Dica: Tabalhe a funcionalidade “Melhores Amigos” no Instagram incentivando um vínculo mais íntimo, e oferecendo conteúdos exclusivos.
Já na fase de Expressão, ele compartilha espontaneamente essa experiência, atuando como promotor e reforçando a narrativa da marca.
Para organizar o Storytelling em estratégias de conteúdo, a Metodologia IHM (Identidade, História e Moral) traz uma abordagem poderosa:
Aplicar essa metodologia cria uma narrativa coerente e rica, capaz de aproximar o público de maneira significativa e duradoura.
Nos últimos anos, muitos perfis no Instagram vêm apresentando uma estagnação na entrega de conteúdos. Com o excesso de posts rápidos, memes e informações que priorizam a quantidade em vez da qualidade, o público se torna cada vez mais seletivo.
Além disso, dados estatísticos apontam que o Brasil atingiu o teto de usuários na plataforma, fazendo com que um grande número de conteúdos, sejam eles de qualidade, ou não, competem pela atenção de um mesmo público. Para se destacar, é necessário elevar o nível de produção de conteúdo, apostando em narrativas que realmente agreguem valor e criem engajamento.
Algumas soluções para solucionar o baixo engajamento orgânico na plataforma, vem sendo proposta pelo próprio IG como a entrega fracionada de conteúdos para um determinado público, afim de testar sua interação social. Esse engajamento é medido nessa amostra, e replicado para perfis com gostos semelhantes de acordo com o algoritmo.
Outra solução que vale destacar é que agora conteúdos criados por pequenos creators, com uma base de usuários menor, porém fidelizada, é uma boa sacada na hora de ampliar nichos semelhantes e evitar que a plataforma caia na fase de abandono.
O Storytelling entra aqui como uma estratégia diferenciada e eficaz para criar conteúdos que fogem da superficialidade. Em vez de apenas mostrar um produto ou serviço, usar o Storytelling permite que a audiência se veja na história, que se sinta parte dela. Assim, o conteúdo deixa de ser apenas um post e se transforma em uma experiência.
O Storytelling não é apenas uma técnica; é a chave para transformar conteúdos simples em experiências cativantes e significativas. Em tempos de excesso de informações, são as histórias bem contadas que conseguem prender a atenção do público, levando à reflexão e até à ação. Invista no poder das narrativas para transformar suas ideias em verdadeiras jornadas, conectando-se profundamente com seu público e elevando o nível dos conteúdos que entrega.
Voz autêntica da marca: como criar conexões reais por meio da comunicação? Atualmente, é possível enxergar um cenário completamente saturado…
Leia maisComo estruturar um processo eficiente de prospecção ativa para eventos e ativações de marca? A prospecção ativa é uma das…
Leia maisO desenvolvimento profissional dos colaboradores é um fator essencial para o crescimento saudável das empresas. Sendo assim, a criação de…
Leia maisA inovação é um dos pilares mais importantes para o sucesso de qualquer organização no mundo moderno, já que, a…
Leia maisO comportamento do consumidor está em constante evolução, impulsionado por mudanças sociais, tecnológicas, ambientais e econômicas que os rodeiam diariamente.…
Leia maisNo mundo dos negócios, lançar um novo produto ou serviço sem validação pode ser um grande risco, tanto financeiro quanto…
Leia mais