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Pós-vendas na retenção de clientes: como fortalecer a fidelização e gerar valor ao negócio

  • Conteúdo por Amanda Cappelli
  • Publicado em 6 de junho
  • Tempo de leitura 4 min
Pós-vendas na retenção de clientes: como fortalecer a fidelização e gerar valor ao negócio

Pós-vendas na retenção de clientes é um dos pilares mais estratégicos para garantir fidelização e crescimento sustentável para qualquer empresa. Mas você já parou para pensar sobre os desafios da sua equipe diante desse processo? Será que seus colaboradores estão preparados para entender e assumir esse protagonismo gerando mudanças positivas para o seu negócio?
Oferecer um atendimento de qualidade, solucionando problemas com agilidade e mantendo um relacionamento autêntico com o cliente são pontos que aumentam significativamente as chances de retenção. Além disso, um pós-venda eficiente mostra ao cliente que a empresa se importa com ele mesmo após a conclusão da compra, fortalecendo a confiança na marca e criando um vínculo duradouro. Por isso, investir em treinamentos que vão de encontro com as dores da equipe podem ser divisores de água neste processo.

Equipes bem preparadas geram valor para a empresa e para a marca

Equipes bem preparadas são aquelas que compreendem a jornada dos clientes e suas especificidades e, consequentemente, têm mais autonomia e autoridade para lidar com crises e conduzir as melhores soluções para cada caso.
Mas não para por aí. Um treinamento estruturado, abrange principalmente entender as dores do cliente em relação à sua equipe e deve ser moldado de acordo com as suas necessidades de capacitação, caso a caso.

Uma escola de negócios especializada nas suas necessidades

Aqui no HUB CRIAH, contamos com uma unidade de negócios especializada neste tipo de consultoria, a EVVOA. Uma escola de negócios que cria experiências de aprendizagem mão na massa, desenvolvendo pessoas para gerar mudanças positivas. A partir da criação de metodologias de treinamento que unem teoria e prática, moldadas de forma personalizada para atender necessidades específicas, realizamos encontros para abordar temas sensíveis entre os colaboradores, numa trilha de aprendizagem que pode ir desde o entendimento do negócio do cliente e cultura da empresa, até o entendimento das habilidades pessoais de cada colaborador.
Um exemplo disso é a Gencons, cliente do segmento imobiliário, com quem a EVVOA — nossa escola de negócios do Hub Criah — colaborou para acelerar a transmissão de conhecimento ao time de atendimento ao cliente. Desenvolvemos imersões presenciais, práticas e direcionadas, abordando temas alinhados aos quatro pilares estratégicos de capacitação da Gencons, promovendo aprendizado aplicado e relevante para a rotina da equipe.

Desenvolvimento da equipe de atendimento

Através da nossa consultoria de negócios, a EVVOA, trabalhamos iniciativas de DHO (Desenvolvimento Humano Profissional) com foco no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) proposto pela Gencons para toda a equipe de atendimento. A partir de um diagnóstico, feito a quatro mãos, levantamos alguns pontos que poderiam ser aprimorados para melhorar a experiência do cliente. Baseado nisso, elaboramos um treinamento abordando temas essenciais para o contexto e necessidade de aprendizagem da equipe:

  • Definição de Personas
  • Técnicas de Atendimento
  • Técnicas de Comunicação
  • Resolução de Conflitos
  • Inteligência Emocional

Para isso, organizamos um programa voltado especificamente nas necessidades de mapeamento e definição das diferentes personas dos clientes, entendendo suas jornadas e dores. O próximo passo foi aplicar uma trilha focada nas habilidades pessoais da equipe, como autorregulação emocional, manejo dos ciclos de crise e técnicas de comunicação úteis para lidar com tais situações.
Ao longo do ano, realizamos encontros mensais que nos permitiram lapidar habilidades e fortalecer a atuação da equipe, com foco na melhoria contínua da experiência do cliente e no desenvolvimento de autocontrole emocional no manejo das situações do dia a dia. Esses momentos proporcionaram reflexões práticas e ajustes de postura essenciais para um atendimento mais estratégico e empático.

Importante destacar que a aplicação dos treinamentos da EVVOA são adaptados para atender às necessidades específicas de cada equipe, que no caso da Gencons, abrangeu a análise de soluções dentro do processo de atendimento e pós-vendas da empresa.
Tem interesse em saber mais sobre como implementar essas mudanças na sua empresa? Conheça a Evvoa, uma escola de negócios do Hub Criah, que te ajuda a criar experiências de aprendizagem para gerar planos estratégicos e engajar seus colaboradores, efetuar mudanças positivas e alavancar seus negócios no mercado.
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