Branding Estratégico

Marcas que souberam se reinventar: 5 histórias de sucesso

  • Conteúdo por Gabriel Arantes
  • Publicado em 5 de março
  • Tempo de leitura 7 min
Marcas que souberam se reinventar: 5 histórias de sucesso

Grandes marcas muitas vezes quebram ou desaparecem por falta de adaptação. Onde estão gigantes como Kodak, Blockbuster, Yahoo e Atari, por exemplo? Por outro lado, outras ressurgem das cinzas e voltaram ainda mais fortes, com novas estratégias, novos produtos e com uma nova roupagem.

Separamos 5 marcas que passaram por momentos dramáticos, mas conseguiram dar a volta por cima. Vamos conferir como elas se reinventaram e os principais aprendizados que deixaram.

Marcas que souberam se reinventar: 5 histórias de sucesso

Qual a importância das marcas se reinventarem?

Se tem uma coisa que o mercado não perdoa, é a estagnação. O mundo muda rápido, novas tecnologias surgem, tendências vêm e vão, e os consumidores estão sempre buscando algo melhor ou com mais custo-benefício.

Marcas que não acompanham esse ritmo acabam ficando pelo caminho. Por isso, reinventar-se é uma habilidade crucial não só para se manter no jogo, como para se destacar, surpreender e até mesmo criar novas necessidades.

Seja ajustando o posicionamento, adotando novas estratégias ou inovando na oferta de produtos ou serviços, as marcas que abraçam a mudança costumam estar sempre um passo à frente.

Afinal, quem dita as regras do jogo são aqueles que não têm medo de mudá-las.

Rebranding: o caminho para as marcas se reinventarem

Sabe quando você muda o visual, troca o corte de cabelo e ajusta o guarda-roupa para refletir melhor quem você é?

Pois é, as marcas também fazem isso, mas de um jeito muito mais estratégico. Rebranding é mais do que apenas um novo logotipo ou slogan bonito. É sobre dar um novo fôlego à identidade da marca, ajustando a forma como ela se comunica, se posiciona, se conecta com o público e até mesmo como (e o que) vende.

Às vezes, isso acontece porque a empresa quer acompanhar novas tendências, se afastar de uma crise ou simplesmente mostrar que evoluiu.

Seja mudando o design, o tom de voz, o público-alvo ou até mesmo tudo isso. Um rebranding bem feito pode ser um caminho para o sucesso.

Vamos conferir cinco marcas que fizeram um rebranding e saíram de um momento difícil e ascenderam no mercado.

As 5 marcas que se reinventaram

Do negativo ao valuation astronômico. Algumas marcas não só saíram de crises, como conquistaram uma fatia ainda maior do mercado que atuam por terem feito um bom trabalho de rebranding no momento que mais precisaram. São elas:

  • Lego
  • Netflix
  • Apple
  • Marvel
  • Tic Tac

Como essas 5 marcas se reinventaram?

1. Lego

Nos anos 2000, a Lego enfrentou uma crise financeira severa: os brinquedos estavam perdendo a graça e a empresa vendia seus produtos por menos do que custava para fabricá-los. Baita prejuízo.

A saída? Reestruturar a marca e explorar novas possibilidades. A empresa enxugou sua linha de produtos, apostou em licenciamentos estratégicos, como Star Wars e Harry Potter, e expandiu sua presença com filmes, parques temáticos e videogames.

O resultado foi impressionante: a Lego não só se reergueu como se tornou uma das marcas mais valiosas do mundo, conectando gerações de fãs.

2. Netflix

Já imaginou ter que sair de casa para alugar um filme? Pois é, foi assim que a Netflix começou nos anos 90, enviando DVDs pelo correio. Mas com o avanço da internet, ela percebeu que o futuro estava no digital.

Foi por isso que ela abandonou todos os CDs, investiu pesado no streaming e começou a produzir seus próprios sucessos, como House of Cards, sua primeira grande produção independente.

Com um catálogo gigante e um algoritmo bem treinado, a Netflix não só mudou seu próprio destino, mas também transformou a forma como consumimos séries e filmes.

Lembra que falamos: “quem dita as regras do jogo são aqueles que não têm medo de mudá-las”? Esse é um exemplo prático.

3. Apple

A Apple quase desapareceu nos anos 90, mas a chegada de Steve Jobs em 1997 mudou tudo. Com o lançamento do iMac G3, a empresa deu a primeira grande virada, unindo design e inovação.

Mas foi o iPhone, em 2007, que realmente colocou a Apple no topo, transformando o mercado. Apostando em produtos que priorizam a experiência do usuário, a marca se reinventou e se tornou um ícone de criatividade.

Hoje, a Apple é sinônimo de inovação e uma das marcas mais valiosas do mundo.

4. Marvel

A Marvel também foi uma marca que quase desapareceu nos anos 90, quando a queda nas vendas de quadrinhos quase levou a empresa à falência. A solução veio quando a marca vendeu os direitos de suas principais franquias, como Homem-Aranha e X-Men, para estúdios de Hollywood.

O que parecia uma saída temporária virou um grande acerto: esses heróis, até então pouco conhecidos, ficaram conhecidos no mundo todo. A Marvel então apostou em suas “franquias B” e criou o universo cinematográfico, transformando personagens como Homem de Ferro em superestrelas.

Hoje, a Marvel é parte da Disney e é um fenômeno global, reforçando que, às vezes, é na crise que surgem as grandes oportunidades.

5. Tic Tac

O Tic Tac se reinventou em 2023, apostando em um rebranding que trouxe uma nova identidade visual e até personagens, Tic e Tac.

Com um logotipo mais clean, mas ainda com a folha de menta, a marca busca reforçar sua qualidade e frescor, mantendo o charme de sempre. O novo slogan, “Refresca suave”, destaca a proposta de oferecer frescor na medida certa.

A embalagem também ganhou um toque de modernidade, com descrições de sabores e ilustrações, enquanto as cores vibrantes e o conceito de “raios de positividade” trazem ainda mais energia.

Tic Tac agora quer ser sinônimo de alegria nos pequenos momentos do dia a dia e morder uma fatia ainda maior do share do mercado.

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O primeiro serviço da marca Netflix: envio de DVDs pelo correio.

Como saber se minha marca precisa de rebranding?

Agora ficou ainda mais claro que rebranding vai além de uma mudança de logo ou slogan, é uma transformação estratégica para renovar a percepção de uma marca no mercado.

Mas como saber quando é a hora de dar esse passo? Se a sua marca está enfrentando desafios como perda de relevância, dificuldades em se conectar com o público ou queda nas vendas, talvez seja o momento de repensar sua imagem.

Se a sua marca não reflete mais a missão, valores ou visão da empresa, ou se não está acompanhando as tendências do mercado, é hora de reavaliar a estratégia.

Rebranding bem feito não só revitaliza a marca, mas também a posiciona para as adversidades do mercado, conquistando novamente o interesse do consumidor.

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