A inovação é um dos pilares mais importantes para o sucesso de qualquer organização no mundo moderno, já que, a partir dela, a empresa consegue acompanhar os desejos e as necessidades do público. Em um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação, empresas que não investem em inovação correm o risco de ficar para trás. E é exatamente neste momento que depara-se com a pergunta de milhões: como criar uma cultura que estimule a criatividade e a geração de novas ideias? Neste artigo, são exploradas estratégias práticas e inspiradoras para transformar sua organização em um ambiente inovador, dando ainda mais abertura aos colaboradores para sentirem-se livres para compartilhar pensamentos e projetos.
Antes de serem discutidas as estratégias de fato, é importante entender o que significa uma cultura de inovação. Trata-se de um ambiente em que a criatividade é incentivada, os colaboradores sentem-se seguros para compartilhar ideias. Além disso, é um local em que a experimentação é valorizada. Em organizações inovadoras, o medo de falhar é substituído pela busca por soluções criativas, pela aprendizagem contínua e pelo conceito de errar rápido.
Gigantes do mercado, como Google e Apple são exemplos de organizações que construíram uma cultura de inovação. Elas não apenas investem em tecnologia, mas também criam um ecossistema em que as pessoas se sentem encorajadas a pensar de formas diferentes.
Promoção de hackathons
Hackathons são eventos intensivos, geralmente realizados em um ou dois dias, em que as equipes se reúnem para desenvolver soluções criativas para problemas específicos. Esse tipo de evento, apesar de, em sua maioria, serem divulgados dessa forma, não é apenas para empresas de tecnologia, pois podem ser adaptados para qualquer setor.
Os hackathons funcionam já que têm o poder de estimular a colaboração entre equipes multidisciplinares, criar senso de foco, de análise e de urgência, levando a ideias surpreendentes e, além disso, também oferecem ambientes seguros à experimentação, nos quais o fracasso é apenas visto como parte importante do processo.
Um grande exemplo de empresa que pratica hackathons é a PayPal, organizando eventos internos regularmente, os quais acabam por resultar em novas funcionalidades e melhorias para a plataforma.
Aposte em times multidisciplinares
A inovação não costuma acontecer sem mais nem menos. Ela surge, geralmente, da combinação de diferentes perspectivas, habilidades, necessidades e experiências. Por isso, montar times multidisciplinares é uma estratégia poderosa, já que, com eles, é possível colocar mentes que pensam diferente e que podem, assim, complementarem-se, concentradas em solucionar o mesmo problema.
Os benefícios encontrados na estratégia são vários:
Por exemplo, a Nike criou times multidisciplinares a fim de desenvolver tênis mais sustentáveis, combinando as expertises em design, engenharia e sustentabilidade de cada membro da equipe.
Crie programas de incentivo a novas ideias
Ao longo do dia a dia da empresa, os colaboradores têm ideias que podem transformar-se em algo incrível, mas não sabem ao certo como ou onde compartilhá-las. Por conta disso, programas de incentivo a ideias podem trazer mais clareza para onde levar novos projetos.
Como é possível implementar em sua organização?
A empresa 3M, conhecida por produtos úteis ao dia a dia e inovadores como o Post-it, criou a teoria dos 15%, uma filosofia que estimula a ideias novas, oferecendo 15% do tempo do expediente de cada um dos colaboradores para projetos de inovação, empreendedorismo e criatividade, contanto que os projetos sejam relacionados ao negócio da empresa, à área de atuação do colaborador ou a sua função.
Invista em ferramentas de criatividade
O oferecimento de ferramentas como rodas de design thinking, brainstorming e mapas mentais podem ajudar a estruturar o processo criativo e gerar ideias diferenciadas para problemas que, anteriormente, poderiam não aparentar apresentar soluções.
Algumas dicas para a utilização das ferramentas:
A realização de mudanças no dia a dia de uma empresa pode, em algumas vezes, trazer comportamentos mais resistentes por parte das equipes. Entretanto, é possível contornar as dúvidas e receios a partir de conversas que valorizem a transparência, ressaltando os bons resultados que podem sair da mudança.
Ainda, a inovação pode exigir investimentos maiores do que a empresa está acostumada, mas uma solução acertada seria começar com passos pequenos, como projetos pilotos e, aos poucos, expandi-los.
Estimular a inovação dentro da sua organização não é uma tarefa simples, mas os benefícios valem o esforço. Ao promover uma cultura que valoriza a criatividade, o investimento em estratégias como hackathons e times multidisciplinares, e se inspirar em empresas líderes, é possível transformar sua organização em um ambiente em que as ideias fluem e os resultados aparecem.
Quer mais detalhes sobre como aplicar essas mudanças em sua empresa? Com a Evvoa, uma escola de negócios pertencente ao Hub Criah, você consegue criar experiências de aprendizagem que te ajudarão a gerar planos estratégicos para engajar seus colaboradores e alavancar a sua empresa no mercado.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o dia a dia da Criah? Acompanhe as redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do mundo corporativo e revisite o blog para ler mais conteúdos sobre ideias, criatividade, pessoas e negócios.
Voz autêntica da marca: como criar conexões reais por meio da comunicação? Atualmente, é possível enxergar um cenário completamente saturado…
Leia maisComo estruturar um processo eficiente de prospecção ativa para eventos e ativações de marca? A prospecção ativa é uma das…
Leia maisO desenvolvimento profissional dos colaboradores é um fator essencial para o crescimento saudável das empresas. Sendo assim, a criação de…
Leia maisO comportamento do consumidor está em constante evolução, impulsionado por mudanças sociais, tecnológicas, ambientais e econômicas que os rodeiam diariamente.…
Leia maisNo mundo dos negócios, lançar um novo produto ou serviço sem validação pode ser um grande risco, tanto financeiro quanto…
Leia maisGrandes marcas muitas vezes quebram ou desaparecem por falta de adaptação. Onde estão gigantes como Kodak, Blockbuster, Yahoo e Atari,…
Leia mais