Inovação e Estratégia

Marketing sem dados é só opinião: por que números importam nas decisões estratégicas?

  • Conteúdo por Tainá Carvalho
  • Publicado em 5 de junho
  • Tempo de leitura 4 min
Marketing sem dados é só opinião: por que números importam nas decisões estratégicas?

Marketing sem dados é só opinião. Uma verdade cada vez mais incontestável, principalmente no cenário em que vivemos hoje. Empresas que aplicam com seriedade a análise de dados têm muito mais chances de desenvolver novas e eficientes estratégias de marketing, atuar em novos nichos e continuar atuando com maestria nos já existentes. Afinal, num mercado tão competitivo e guiado pela tecnologia, tomadas de decisões não podem ser feitas pela intuição ou feeling, isso colocaria a empresa em alto risco. Trata-se de um processo vital para as empresas crescerem e alcançarem sucesso em suas campanhas de marketing. Vamos entender porque?

Porque os dados importam no marketing.

Se os dados fazem toda a diferença no marketing, concluímos que: para gerenciar, é preciso medir. Segundo um estudo da McKinsey, empresas que usam dados estrategicamente podem ser até 23% mais eficientes, pois entendem melhor seu público, são precisas na otimização de suas campanhas e mais rápidas e seguras nas tomadas de decisões.
Aprimorar a base de dados do sistema da empresa significa atualizar informações sobre seus clientes, melhorando a relação com o lead, o que resulta em campanhas mais assertivas, como em vendas, ativações de marca, eventos, entre outros.

Benefícios do aprimoramento de dados no marketing.

O aprimoramento de dados permite prever comportamentos, identificar padrões e corrigir a rota em tempo real, sem desperdício de tempo, verba e oportunidades valiosas. Além disso, aprimora sua comunicação com os leads, fornecendo conhecimento sobre suas dores e anseios, para que você possa oferecer a solução certa para suas necessidades. São muitos os benefícios em se ter acesso a informações valiosas:

  • Melhorias na segmentação do público.
  • Conhecimento profundo do target para mitigar erros.
  • Comunicação personalizada.
  • Entendimento do perfil ideal de cliente para retenção e fidelização.
  • Aumento de produtividade da mídia em campanhas de marketing digital.
  • Aumento de conversões e retenções.

Entre os exemplos de empresas que usam dados com maestria, podemos citar a Netflix, a Amazon e o Spotify. Personalizando recomendações e ofertas, prevendo demandas e preferências do

target, criando playlists exclusivas, sugerindo conteúdos e até lançando campanhas de marketing baseadas no comportamento do usuário.

Mas, como coletar, analisar e usar dados no marketing?

Para entender como usar dados no marketing, seguem aqui algumas dicas práticas para implementar um marketing data-driven:

  1. Defina KPIs claros: estabelecendo indicadores mensuráveis que mostrem se sua campanha está atingindo os objetivos (ex: taxa de conversão, CAC, ROI, engajamento).
  2. Utilize ferramentas de análise: Google Analytics, Meta Business Suite, RD Station, Hotjar, entre outras, ajudam a rastrear o comportamento dos usuários, avaliar campanhas e gerar relatórios.
  3. Teste e ajuste campanhas: use os dados como base para fazer testes A/B e avaliar quais conteúdos, canais e horários funcionam melhor, ajustando o que for necessário.
  4. Monitore constantemente: como dados são dinâmicos, estabeleça rotinas de acompanhamento para otimizar as estratégias com frequência.
  5. Transforme dados em ação: analise o que eles realmente indicam e tome decisões concretas. Lembre-se: número por número não gera valor, é preciso interpretação estratégica.
  6. Importante ter em mente sempre que não basta apenas coletar dados, mas sim transformá-los em vantagens competitivas.

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