Marketing sem dados é só opinião. Uma verdade cada vez mais incontestável, principalmente no cenário em que vivemos hoje. Empresas que aplicam com seriedade a análise de dados têm muito mais chances de desenvolver novas e eficientes estratégias de marketing, atuar em novos nichos e continuar atuando com maestria nos já existentes. Afinal, num mercado tão competitivo e guiado pela tecnologia, tomadas de decisões não podem ser feitas pela intuição ou feeling, isso colocaria a empresa em alto risco. Trata-se de um processo vital para as empresas crescerem e alcançarem sucesso em suas campanhas de marketing. Vamos entender porque?
Se os dados fazem toda a diferença no marketing, concluímos que: para gerenciar, é preciso medir. Segundo um estudo da McKinsey, empresas que usam dados estrategicamente podem ser até 23% mais eficientes, pois entendem melhor seu público, são precisas na otimização de suas campanhas e mais rápidas e seguras nas tomadas de decisões.
Aprimorar a base de dados do sistema da empresa significa atualizar informações sobre seus clientes, melhorando a relação com o lead, o que resulta em campanhas mais assertivas, como em vendas, ativações de marca, eventos, entre outros.
O aprimoramento de dados permite prever comportamentos, identificar padrões e corrigir a rota em tempo real, sem desperdício de tempo, verba e oportunidades valiosas. Além disso, aprimora sua comunicação com os leads, fornecendo conhecimento sobre suas dores e anseios, para que você possa oferecer a solução certa para suas necessidades. São muitos os benefícios em se ter acesso a informações valiosas:
Entre os exemplos de empresas que usam dados com maestria, podemos citar a Netflix, a Amazon e o Spotify. Personalizando recomendações e ofertas, prevendo demandas e preferências do
target, criando playlists exclusivas, sugerindo conteúdos e até lançando campanhas de marketing baseadas no comportamento do usuário.
Para entender como usar dados no marketing, seguem aqui algumas dicas práticas para implementar um marketing data-driven:
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