Falhar é uma das partes mais importantes do caminho até o sucesso profissional. A maioria das grandes empresas mundiais já passaram por turbulências decorrentes de erros de trajeto.
Porém, o que as diferencia no mercado não são as suas falhas, mas sim como elas escolheram, de forma estratégica, aprender com cada um de seus equívocos.
Ao longo da história, criou-se o conceito de que não se pode errar, pois, a partir da primeira falha, uma empresa tem seus caminhos culminando em apenas um lugar: o fracasso.
No entanto, atualmente, há uma corrente de mudança responsável por desmitificar o erro, reduzindo o valor dado ao fato em si e focando, em especial, no aprendizado adquirido e, também, nas estratégias criadas para que falhas como essas não aconteçam com tanta frequência.
As empresas que compreenderam esse movimento estão vários passos a frente, trazendo mais confiança, autonomia e visão analítica aos colaboradores, bem como um reconhecimento e autenticidade aos olhos do público.
Para exemplificar ainda mais como um erro pode transformar uma empresa (se for encarado de maneira inteligente e eficaz), conheça falhas importantíssimas que fizeram com que ideias se transformassem em grandes projetos.
Já imaginou abrir uma latinha de Coca e encontrar um gosto mais adocicado e suave? Isso realmente aconteceu. Em 1985, após anos de sua fabricação, a Coca-Cola decidiu mudar o seu sabor, introduzindo no mercado o seu novo carro-chefe, a New Coke.
A empresa, então, investiu seu capital no novo sabor, retirando a formulação antigas das prateleiras. O público, já apaixonado pela Coca-Cola desde sua criação, 99 anos antes, rejeitou a mudança de forma massiva, levando a quedas bruscas nas vendas, produtos empacados e, inclusive, à criação de um grupo conhecido como “Old Cola Drinkers”, que espalhou camisetas, organizou protestos e lutou para que a bebida voltasse ao seu original. Eles alegavam que a substituição foi uma falha e era digna, até, de um processo judicial, caso a New Coke não fosse retirada dos estabelecimentos e fosse substituída pela antiga.
Com toda a comoção envolvendo o novo sabor, a empresa resolveu relançar a fórmula original de Coca-Cola sob o nome Coke Classic, retornando, assim, ao coração do público. Aos poucos, a New Coke sumiu do mercado.
O que a Coca-Cola aprendeu com essa história?
Uma falha da empresa, no caso, a criação da New Coke, poderia levar o produto para dois caminhos: o fracasso ou o renascimento. Felizmente, os envolvidos no processo resolveram escutar o seu público e trazer de volta o sabor que perdura até os dias de hoje conquistando corações.
A empresa Apple, por muito pouco, não fracassou antes de chegar ao sucesso que é hoje. A grande maioria das pessoas têm ou conhece alguém que anda pelas ruas com algum dispositivo Apple, seja iPhone, iPad, Macbooks, entre outros, mas nem sempre foi assim.
A empresa teve seu início no quarto de Steve Jobs, onde ele e seu colega Steve Wozniak se debruçaram em análises e em ferramentas para criar o Apple I, que se tornou um dos primeiros computadores pessoas já criados no mundo. Entretanto, ao longo do processo, e após a idealização e criação de diversos outros aparelhos e dispositivos, ocorreu uma fissura criativa na liderança, o que levou à expulsão de Jobs.
Da pior forma, a empresa percebeu que as ideias autênticas de Steve Jobs eram as grandes responsáveis pela estrutura firme da Apple como uma empresa do ramo de tecnologia. Os novos produtos (pós-Jobs) não venderam, as reclamações aumentaram e, consequentemente, as dívidas também. Doze anos depois de sua expulsão, Jobs foi convidado a retornar para tentar reerguer o que, antes, era uma promissora e ousada empresa.
Hoje em dia, a Apple continua sendo uma empresa líder de vendas e de inovação no mercado e, muitas de suas ideias têm estampadas em seu core a coragem de Steve Jobs.
Os aprendizados da Apple
Já foi possível perceber que compreender seu público, analisar dados e estabelecer a imagem da marca foram atitudes essenciais para que empresas como Coca-Cola e Apple desviassem do caminho do fracasso, não?
Entretanto, outro ponto em comum nessas histórias foi a velocidade com que as falhas foram corrigidas. Recalcular a rota é sempre uma decisão acertada quando o assunto são os erros, mas um fator importante para que a empreitada dê certo é a velocidade com que as soluções são colocadas em prática. Para tanto, criou-se o conceito de “fail fast” ou, errar rápido.
Essa mentalidade apresenta, em seu centro, a ideia de mergulhar nas falhas, analisá-las e, com isso, retirar aprendizado contínuo para que, a partir disso, aconteçam apenas novos erros e não a repetição de erros antigos.
Algumas práticas estratégicas para colocar em prática a cultura do “fail fast” em sua empresa são:
Como o Hub Criah pode ser seu parceiro nessa nova etapa?
Nada mais válido do que começar a aplicar culturas de inovação e de “fail fast” com o auxílio de uma empresa que respira esses assuntos diariamente. Com o Hub Criah, você consegue compreender ainda mais as necessidades e os próximos passos mais estratégicos para ver a sua empresa crescer e ser reconhecida no mercado.
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