O uso de micro influenciadores é uma constante cada vez maior em campanhas de marketing digital nos mais variados segmentos.
A alta taxa de uso em plataformas como Instagram e TikTok abrem ainda mais espaço para novos perfis com potencial de engajar, cativar, contar boas histórias e aumentar a visibilidade de determinada marca e seus produtos.
Mas, como escolher o micro influenciador ou a micro influenciadora de forma correta para o seu negócio? Planejamento estratégico e pesquisa de mercado são ótimas alternativas.
Um dos maiores desafios das agências de comunicação e de publicidade é encontrar uma boa ideia, aquela que rende filmes comerciais incríveis e que ficam na memória por muitos anos, para vender a marca e os produtos de seus clientes, gerar desejo de consumo e a sensação de “não posso perder” determinado item.
Nos últimos 35 anos, tivemos campanhas inesquecíveis e que muitas vezes acompanham nosso cotidiano até hoje com bordões icônicos que descrevem situações que envolvem tudo, menos a publicidade. As ideias – quase sempre – foram um grande sucesso.
Contudo, o tempo passou, a internet chegou, trouxe com ela o dinamismo e a praticidade das redes sociais e o cenário mudou consideravelmente.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2023, 92% dos consumidores preferem indicações – o famoso “boca a boca” – do que campanhas publicitárias e/ou comerciais, ou seja, transformando bastante os hábitos de consumo da população.
Quando esse “boca a boca” é induzido pelo marketing, as vendas são ainda mais assertivas, segundo o mesmo estudo, principalmente se a busca e a compra forem feitas em ambiente virtual (site, blogs, lojas e redes sociais).
O Brasil, inclusive, é o 2º país no qual os usuários passam mais tempo on-line, tendo o Instagram como a segunda rede social mais consumida por aqui – a primeira é o WhatsApp.
Temos aí, então, uma equação muito interessante que marketing digital descobriu para alavancar as marcas e conversar com seus consumidores. Quando somamos a preferência por indicações com o uso extremo das redes sociais, o nosso resultado é o mar de grandes oportunidades que os influenciadores proporcionam.
Tanto é que apostar em um rosto convidativo não é novidade. Inúmeras marcas já utilizam os famosos influencers para divulgar seus produtos ou serviços, e com relativo sucesso, vale destacar.
Indicações de influenciadores viraram grande trunfo do marketing digital.
A grande questão é que, como tudo na internet, a fórmula precisa ser renovada.
Os mesmos rostos, formas parecidas de criarem conteúdo e uma identidade com a marca e com o público cada vez mais artificial.
Além disso, o mercado dos influenciadores está cada vez mais saturado e inflacionado, com grandes perfis tendo o valor de uma ação quase equiparado com celebridades da televisão.
Então, qual a melhor forma de encontrar uma pessoa que transmita verdade, afinidade e criatividade e ainda tenha um bom custo-benefício? Chegou a vez dos micro influenciadores ganharem a internet.
Micro influenciadores são criadores de conteúdo digital que utilizam suas redes sociais para falarem sobre assuntos que dominam e/ou gostam muito. Quase sempre os temas são nichados e podem variar entre moda, esporte, mundo fitness, games, tecnologia, gastronomia, entre outros.
Por não serem tão famosos, os micro influenciadores possuem uma relação mais próxima com seus seguidores – um ponto fundamental para indicações de produtos – e também são muito mais acessíveis em termos de agenda e financeiramente.
Os micro influenciadores estão presentes nas principais redes sociais, gerando conteúdo diariamente e têm grande conexão com seu público. Possuem entre 10 mil e 100 mil seguidores bem engajados com o dono ou a dona do perfil. Ou seja, os micro influenciadores transmitem ideia de autoridade para quem acompanha seu dia a dia.
Se o marketing digital continua sendo uma das alternativas mais eficientes na divulgação de marcas e produtos, os micro influenciadores, hoje, são escolhas mais assertivas e eficazes para construir esse planejamento.
Ao escolher trabalhar com micro influenciadores, seu negócio terá:
Investir em conteúdos criados por micro influenciadores traz inúmeros benefícios para o seu negócio.
Assim como qualquer campanha ou ação de marketing, o primeiro passo é construir um bom planejamento. Estude o seu segmento, seu mercado, o hábito de consumo do seu público-alvo e quais objetivos você deseja atingir.
Pesquisa de mercado é uma ferramenta muito valiosa neste momento, para entender qual o cenário e os caminhos a serem seguidos. Pesquisas qualitativas trabalham com menos entrevistas, mas com materiais de respostas mais ricos e elaborados. Já pesquisas quantitativas oferecem grande número de respostas, mas com teores menos aprofundados.
A CriahCOM, unidade do Hub Criah que tem soluções de consultoria de design estratégico e experiência do usuário, tem grande experiência nos dois formatos de pesquisa, vale destacar.
Feito isso, é hora de buscar a estratégia – que neste caso, é o uso de micro influenciadores – e a melhor forma de aplicá-la (ação única, com repetições, em parceria, entre outros).
Busque por segmento, classe social, personalidade de conteúdo (humor ou esporte, por exemplo), geolocalização e até mesmo nacionalidade. Confirmar se o perfil escolhido está alinhado com os princípios e os valores da sua marca também é uma boa dica antes de iniciar a parceria.
Com o planejamento adequado e boa execução, os micro influenciadores são a escolha certa para marketing digital.
Que tal potencializar ainda mais a parceria entre seu negócio e micro influenciadores que divulgam seus produtos? Com o Hub Criah, você tem soluções variadas que vão desde gestão de redes sociais até mapeamento e análise de jornada do usuário.
Com isso, é possível entender qual perfil buscar e apresentar um planejamento completo de ação de marketing digital para os micro influenciadores escolhidos.
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Até a próxima.
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